• Rede E-tec

    Logo

    A quem se destina

    Jovens e adultos à partir dos 17 anos, com ensino médio completo.

    O que é?

    A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação, instituída pelo Decreto nº 7.589, de 2011. Esta ação tem como foco a oferta de cursos técnicos a distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos, beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológicas da Educação a Distância (EaD).O curso Técnico em Agronegócio, na modalidade à distância, tem carga horária de 1.230 horas, com um total de 20% presencial totalizando 246 horas. A duração do curso é de 2 anos.

  • CAMPO SAÚDE

    Logo

    A quem se destina

    Produtor e família rural

    O que é?

    O Programa Campo Saúde é uma ação especial de Promoção Social do Senar Goiás que tem por objetivo, desenvolver ações básicas na área da saúde e cidadania para o atendimento ao trabalhador, produtor e à família rural visando a melhoria da qualidade de vida de quem participa.

  • NEGÓCIO CERTO RURAL

    Logo

    A quem se destina

    Produtores e famílias rurais

    O que é?

    O programa NEGÓCIO CERTO RURAL, é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural.

  • Senar Mais

    Logo

    Assistir os produtores rurais em todo o estado de Goiás, por meio de Assistência Técnica e Gerencial.

    A quem se destina

    Produtores rurais (recebe assistência técnica regular – mensal – do técnico de campo); Técnicos de campo (Metodologia educacional específica) e Trabalhadores rurais.

    O que é?

    O Programa Senar MAIS tem como princípio a educação continuada/produção assistida, através da capacitação e transferência de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento das várias cadeias produtivas junto ao agronegócio. Inicialmente, serão atendidas sete cadeias produtivas, sendo elas: Apicultura, Fruticultura, Horticultura, Ovinocaprinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Piscicultura.

  • Programa Agrinho

    Logo

    A quem se destina

    Agentes de educação (professores, gestores, administrativos...) e alunos de educação especial, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino superior das redes pública e privada de ensino no Estado de Goiás e egressos de cursos, treinamentos e programas ofertados pelo SENAR Goiás (que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio).

    O que é?

    Criado em 1995 no Estado do Paraná, o Programa Agrinho surgiu da necessidade de orientar trabalhadores rurais quanto ao uso adequado de defensivos agrícolas.

    Em Goiás, teve início no ano de 2008 pelo SENAR Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás) e demais entidades e empresas parceiras. Constitui-se em conjunto de ações de educação que busca agregar ao ensino público e privado formação de agentes educacionais (gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores) e desenvolvimento de projetos, sendo que a cada ano trabalha com temática específica, em cenário geral de meio ambiente, almejando os objetivos elencados a seguir.

    Objetivo geral:Incentivar a prática pedagógica através de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes.

    Objetivos específicos:
    ● Promover novas práticas pedagógicas;
    ● Despertar iniciativas empreendedoras;
    ● Contribuir para a formação integral do cidadão;
    ● Contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, com os sujeitos realizadores da história atual;
    ● Promover maior integração entre escolas, professor, aluno e comunidade;
    ● Fomentar o agronegócio na comunidade escolar, primando pela sustentabilidade e qualidade de vida.

    Lema: Saber e atuar para melhorar o mundo. O lema perpetua ao longo dos anos, ao passo que o tema é específico de cada ano.
    Tema 2017: Fontes de energias renováveis. Meio ambiente como cenário de desenvolvimento do lema, do tema e das ações do projeto local de cada instituição de ensino.

  • COM LICENÇA VOU À LUTA

    Logo

    A quem se destina

    Mulheres e produtoras rurais

    O que é?

    O Programa Com Licença Vou à Luta tem como objetivo capacitar mulheres produtoras rurais para a gestão de seus negócios agropecuários com maior eficiência, com foco em empreendedorismo e liderança. Com o desenvolvimento do programa espera-se contribuir para identificação e reforço de características empreendedoras das mulheres rurais, além de construir ou ampliar conhecimentos sobre gestão financeira, planejamento, legislação e liderança.

  • PROGRAMA EQUOTERAPIA

    Logo

    A quem se destina

    Pessoas deficientes

    O que é?

    O Programa Equoterapia tem como objetivo promover em parceria com a Ande-Brasil a qualificação da equipe multidisciplinar para atendimento equoterápico interdisciplinar às pessoas, especialmente do meio rural, que sejam deficientes ou portadoras de necessidades especiais utilizando o cavalo como ferramenta facilitadora. Com isso, o intuito principal é auxiliar no processo de desenvolvimento para reabilitação, socialização e reinserção social das pessoas atendidas, proporcionando consequentemente melhora da qualidade de vida dos praticantes e seus familiares.

  • PROARTE

    Logo

    A quem se destina

    Famílias rurais

    O que é?

    O PROARTE – Programa Profissional Atual tem como objetivo qualificar mão de obra da família rural por meio de educação continuada, visando melhoria da qualidade da produção artesanal, otimizando agregação de renda ao orçamento da família.

  • INCLUSÃO DIGITAL RURAL

    Logo

    A quem se destina

    Produtores e famílias rurais

    O que é?

    O Programa Inclusão Digital Rural propõe a superar a desigualdade de acesso as novas tecnologias visto que, as informações econômicas e agrícolas cada vez mais são por meio eletrônico com uso de computadores conectados à internet. Os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares têm acesso gratuito a cursos de capacitação para uso de computadores e internet em salas de inclusão digital montadas nas sedes dos sindicatos rurais.

  • TRABALHO DECENTE

    Logo

    A quem se destina

    Trabalhadores rurais

    O que é?

    O Programa Trabalho Decente - na vertente da Educação Postural Rural – foi criado para que homens e mulheres do campo saibam como prevenir lesões e incapacitações no seu cotidiano de trabalho.

  • EMPREENDEDOR RURAL

    Logo

    A quem se destina

    Pessoas ligadas ao meio rural, proprietários ou arrendatários de terras, parceiros, suas famílias e outras pessoas cujas atividades econômicas mantêm vínculo com o setor

    O que é?

    O EMPREENDEDOR RURAL oportuniza ao participante, uma visão mais clara de seu papel na sociedade brasileira, para que ele possa melhorar a sua qualidade de vida e de sua família. Para tanto, o programa entende que o participante necessita compreender as inter-relações entre sua atividade e os demais setores da economia e o que a sociedade espera dele.

  • AGRICULTURA DE PRECISÃO

    Logo

    A quem se destina

    Produtores rurais

    O que é?

    A Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que cresce no País na medida em que as informações sobre conceitos, técnicas e vantagens chegam ao produtor rural. As tecnologias de AP detectam, monitoram e orientam homens e mulheres do campo na gestão da propriedade, para melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda.